burocracia

Documents

14.11.11

Pra fazer intercâmbio não basta só pagar o programa e a passagem e se mandar, também tem que providenciar milhões de documentos! Tem aqueles de antes de se inscrever (tipo comprovante de matrícula), os de depois, os que tem que levar pra tirar o visto, os que tem que levar pra entrar no país de destino...

Mas hoje eu vou falar sobre os documentos que você tem que (ou pelo menos é aconselhado a) deixar no Brasil, com alguém da família ou outra pessoa de confiança.

1º. Procuração de plenos poderes: essa dica eu vi há muito tempo em um blog por aí, e é muito boa! A procuração de plenos poderes permite que a pessoa a quem você autorizou possa resolver no Brasil praticamente tudo por você, enquanto estiver fora. Se precisar resolver matrícula na faculdade, mexer em alguma coisa no banco, sei lá, é só pedir pra pessoa levar a procuração com ela e ela pode fazer o que você pedir.

2º. Cópia de documentos de identificação: vai que bate na madeira você perde sua identidade fora do Brasil? Ou, pior ainda, deus me livre o passaporte (nem pode sair do país sem)?

Pronto, terminei de copiar minhas coisas!
Por via das dúvidas, melhor escanear e enviar pra vários emails, além de tirar cópia e levar com você, deixar com seus pais, com o vizinho... Em caso de emergência, ter uma cópia ajuda. Copie identidade, carteira de motorista, CPF, passaporte e visto, tudo!

3ª. Cópia de formulários importantes: vistos de intercâmbio, sejam pra trabalho ou estudo, exigem formulários para "valerem". No caso do visto J1, por exemplo, não basta ter só o visto para entrar nos Estados Unidos, tem que ter o formulário DS-2019 assinado e carimbado na Embaixada/Consulado também. A dica de fazer milhões de cópias além de mandar por email se repete!

4º. Cópia de cartões de crédito: é sempre bom ter o número e o código de segurança dos cartões caso ele seja roubado ou você perca. Até porque se a empresa do cartão te ligar por qualquer motivo vai ser no número de residência ‒ onde você não está! Se for alguma coisa simples, seus pais ou outra pessoa pode resolver as coisas tendo informações do seu cartão.

You Might Also Like

0 comentários

FOTOS

FACEBOOK