ciência sem fronteiras

Lectures and Seminars

13.2.13

Aqui na University of East London já estamos na segunda semana de aulas do semestre B. A galera que começou agora em fevereiro meio que entrou no meio do ano letivo, que é dividido em semester A e semester B. Eu estou matriculada em Understanding News and the Newspaper Industry, News Reporting and Creative Non-Fiction e Media and Gender.

A aula de Understanding News é a mais fácil, porque tem muita coisa que eu já vi na UnB. Na aula dessa semana, por exemplo, vi um panorama da história da imprensa pela milésima vez. Ela é um pouco mais teórica, o  que não é necessariamente ruim. Na primeira aula, por exemplo, a professora mostrou um especial da BBC (sobre alguns jornais impressos britânicos) no qual o McFly apareceu. Confesso que o vício por eles voltou com força ao chegar aqui! Em 2007, eles "deram" cópias do álbum Radio:Active com o Mail on Sunday, o que alavancou bastante as vendas do jornal e foi destacado pelo programa. Eles realmente são muito populares aqui, ouço músicas deles ou referência à banda em todo lugar!





News Reporting and Creative Non-Fiction é a aula mais difícil e trabalhosa do semestre. Os brasileiros matriculados nela saíram da primeira aula em verdadeiro pânico depois de descobrir o volume e a complexidade dos trabalhos. Parecia que a gente não ia mais ter tempo pra nada a não ser se dedicar à disciplina, mas depois de olhar melhor o programa percebi que dá pra equilibrar. Entre a primeira e segunda aula, precisamos manter um diário (não pense que é fácil, é um tipo específico de diário); fazer uma compilação de pelo menos dez obras de escrita criativa e escrever uma definição desta; e escrever os quatro primeiros parágrafos de uma notícia de jornal baseados em vídeos não editados da Reuters (ou seja, dependendo apenas das imagens e sem saber mais sobre a notícia). Ainda precisamos adiantar a leitura da segunda semana, nove páginas recheadas de textos. Realmente espero que o ritmo fique mais leve ao longo do semestre.

Media and Gender foi tipo uma terceira opção. Inicialmente eu tinha pedido uma matéria sobre o uso de música na comunicação, mas aparentemente ela é muito concorrida e acabaram as vagas. Aí o coordenador me colocou em uma aula teórica e básica demais - afinal, eu já estava bem perto de me formar no Brasil. Pedi para mudar para uma aula do último ano daqui, mas quando professor foi conversar comigo e as outras meninas de jornalismo no mesmo barco e explicar como ela funcionava ficamos com medo de não conseguir acompanhar porque exige um nível bem diferente de vocabulário. Assim, acabamos pedindo para entrar em Media and Gender, que parece ser bem legal. Discutimos como os sexos são representados na mídia, e a primeira aula teve exibição e discussão sobre um episódio de The Big Bang Theory.


A estrutura das aulas - chamadas de lecture - aqui é bastante diferente. Todas elas têm 2 horas, algumas com intervalo de dez minutos no meio, e adicionalmente um "seminário"de uma hora depois da aula normal. Nesses seminários basicamente divide-se a turma em grupos menores para discutirmos exemplos e produzirmos algo relativo ao assunto. É a parte mais prática.

Além de tudo eu ainda peguei francês. Está mais do que na hora de aprender outra língua direito, né? Vai ser um desafio aprender uma língua nova através de um idioma que não é o meu primeiro, mas vamos lá!

You Might Also Like

8 comentários

  1. Cecelinha! Que alegria deve ser! EU lembro de fazer o High School no Canadá, mas lá o High school é bem mais fraco do que o nosso aqui, então muitas coisas eu ja tinha estudado no Brasil. Eu imagino vc aí com todos os termos diferentes, vocabulário não coloquial, etc., Deve ser uma experiencia incrivel! Mais incrivel ainda é aprender francês!!!! Que sensacional!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a Bru!! HAHAHHAHA coloquei anonimo pq tava mais facil pra postar!

      Excluir
    2. HAHAHHA muito bom comentário anônimo sem assinatura! Thaaaanks Bru :) esperando você vir pra conhecer tudo aqui, Londres não decepciona!
      beijooos

      Excluir
  2. Filhota que legal, quantas coisas novas, quantos desafios! Super feliz por vc e certa de que vc dará conta de TUDO! Amo d+. Mamis.

    ResponderExcluir
  3. Achei legais as matérias escolhidas por você e, claro, o francês acho que vai adicionar uma super dose de desafio...hehehe...de fato aprender uma 3a língua sem ter a sua língua nativa por base é bem mais difícil...e, nem preciso comentar que sua vó vai dar pulos de alegria que vc vai estudar francês, né?...rs...
    smackts mil,
    Data

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Data, depois me diz o que ela achou! Vai querer ficar conversando comigo em 'français'... hahah

      beijooos

      Excluir
  4. Bem Bem, somente agora olhei o seu blog. Muito organizado e gostoso de ler, parabéns! Estou adorando e vou acompanhar. Beijim

    ResponderExcluir
  5. Cecelinha, Bru, Data, Mum, Bem Bem... hum... já já vem um 'jorci' por aí...
    Gostei da grade. Bem legal..., mas o que mais gostei foram os nomes... bem científicos... hahahah.
    Ph

    ResponderExcluir

FOTOS

FACEBOOK