turismo

Travel tips #4

12.8.14

Lembrando que eu comecei essa série dizendo que eu não estou nem perto de ser uma expert no assunto viagens – quem dera! Posso até ser a "guia turística" nas viagens com meus amigos, mas ainda preciso aprender muita coisa nessa área.
Dito isso, as dicas que divido aqui em alguns posts são bem básicas e pra quem tem pouca grana. Coisas que eu aprendi fuçando a internet e reuni aqui:

Passeios

O planejamento pode ser tão legal quanto a viagem ;)

Eu sei que tem gente que prefere chegar em um lugar e ir descobrindo as coisas aleatoriamente, mas quando você tem pouco tempo e dinheiro isso pode se tornar completamente contraprodutivo. Do mesmo modo, não vale a pena fazer um roteiro fechado e engessado sem nenhuma possibilidade de mudança, porque imprevistos acontecem e você só vai se aborrecer.

Por experiência própria, descobri que o melhor é encontrar um equilíbrio entre essas duas situações. Toda vez que vou viajar, pesquiso bastante sobre o destino e vou salvando o que me interessa conhecer – e isso vai desde os pontos turísticos must-see até coisas diferentes mais específicas ao meu perfil, por exemplo. Depois monto uma pequena sugestão de roteiro de acordo com o tempo que tenho no local e organizo por proximidade dos lugares, se vale a pena pegar ônibus/metrô ou ir a pé, etc.

Confesso que muitas vezes dá uma preguicinha de montar o roteiro eu mesma, porque envolve muito mais pesquisa e tempo, mas existem vários sites que já têm sugestões de roteiros prontinhas. Em geral eu faço o basicão mesmo: se precisar de um roteiro de 3 dias em Amsterdam, coloco lá no Google: "3 days in Amsterdam" e vários resultados surgem magicamente. O primeiro, do site oficial da cidade, já tem um ótimo guia cheio de sugestões legais.

Às vezes eu levo esses guias do jeito que encontrei, outras faço algumas adaptações minhas. O importante é no fim você ter conhecido minimamente a cidade sem ter que correr. Até porque muitas vezes os momentos mais legais acontecem quando você está de bobeira em algum lugar legal, sem se apressar de uma atração turística pra outra sem reparar no resto.

→ Links para achar roteiros e organizar itinerários: Viator, Time Out, Trip Advisor, Lonely Planet, sites oficiais do país/cidade

You Might Also Like

0 comentários

FOTOS

FACEBOOK