Hoje é dia de falar de visto! O Reino Unido não exige visto de brasileiros que vão para ficar no país a turismo ou estudo por até seis meses. Maaaas como os "sem Fronteiras" vão para ficar pelo menos um ano, têm que apresentar visto de estudo para entrar e permanecer no Brasil. No caso, o visto que temos é o Tier 4 (General) Student. O meu vale até março de 2014, um pouquinho depois de acabarem as aulas na minha universidade.
Acho que todo processo de visto é chato e burocratizado. Mas o que agrava o processo do Reino Unido é que o serviço é prestado por uma companhia terceirizada, e não pelos Consulados e Embaixada. Se fosse semelhante aos EUA seria uma maravilha, eu poderia ir normalmente pra Embaixada, trabalhar e usar um intervalo pra "ir ali fazer meu visto". Só que quem faz isso é a WorldBridge, organização um tanto... controversa.
Aqui em Brasília a WorldBridge fica em uma salinha minúscula do Brasil 21, um prédio de escritórios na área central da cidade. A dificuldade já começa na hora de estacionar o carro, porque aquela região é lotadíssima e as vagas são escassas. Vencido esse obstáculo, lá fui eu para a recepção. Meu horário era o do dia 17/12, segunda, às 10h40. Eu cheguei lá às 10h20 e a moça me informou que eu só poderia subir exatamente no meu horário mesmo. Sentei ali perto e fiquei lendo até dar a hora, e quando subi entendi por que não me deixaram ir antes: só cabem tipo 3 pessoas por vez lá. Tinham dois seguranças, mas apenas uma mulher para fazer a coleta dos documentos e tudo o mais.
Enquanto eu esperava infinitamente, um dos seguranças tirou minha foto (que deve ser 3,5x4,5), eu preenchi um formulário dizendo que queria receber minhas coisas por correio e li mais. Quando finalmente chegou minha vez, a mulher pediu que eu entregasse os documentos. Importante ressaltar que, como eles não são o Consulado, não podem dizer que documentos você deve entregar, ou se todos estão ok, enfim. Consultando o grupo do Facebook, fiz uma check list e levei:
Nunca mostrarei minha foto num documento oficial, HAHA |
→Carta de Benefícios
→Histórico original e traduzido
→Passaporte (s)
→VAF assinado (VAF é o documento gerado depois que a gente preenche aquele enorme formulário online)
→Appendix 8 preenchido (complementa o VAF. Existem vários appendix, o 8 é com relação a estudantes)
→Certificado de proficiência (original+cópia)
0 comentários